quinta-feira, 23 de agosto de 2012

TRIBUTO A FERNANDO PESSOA - Delmar Carvalho



Tributo a Fernando Pessoa
nos 120 Anos do seu nascimento
Por
Delmar Carvalho *


Fernando Pessoa


Ao Pessoa imortal,
Em sua poesia hermética,
Grandiosa e universal,
Exotérica e esotérica.

Incompreendido no Amor,
Sofreste com Portugal;
E, na alquimia da dor,
A inspiração do Graal.

Difundistes por toda a parte
A Cultura da Lusofonia,
Com sabedoria e Arte
Lutaste contra a tirania.

Derramastes em Simbolismos
Entre eles o da Rosacruz,
Diferentes Universalismos,
Colocastes o Sal na Luz.

Nas angústias do teu mar profundo
Num dilacerado e dividido coração;
Compreendestes um dos mistérios do Mundo:
Na Rosa, que é o Cristo, está a Libertação.

Delmar Carvalho

Bombarral, 22 de outubro de 2008.

Biobibliografia de Delmar

*  Delmar Domingos de Carvalho

Delmar Domingos de Carvalho

Delmar Domingos de Carvalho nasceu em Lisboa, em 19 de julho de 1939. Em 1965 foi admitido como membro da Fraternidade Rosacruz Max Heindel (The Rosicrucian Fellowship), de Portugal.

Após ter freqüentado quatro escolas no ensino primário, uma, em cada classe, em todas considerado o melhor aluno, freqüenta, a partir de 1950, a Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos até o quinto ano dos Liceus, seguindo para a Escola Luís de Camões, Lisboa, rumo ao Curso de Direito, tendo depois estudado grego com destino a histórico-filosóficas.

Defensor da educação permanente, obtém o Curso de Nutricionismo e Dietética em espanhol, em 1972, e nos anos seguintes inscreve-se na Faculdade Livre de Cultura Humana, Bordéus, França, tendo concluído o curso de Biologia Naturopática.

Fez parte da Comissão Administrativa do Concelho do Crato, após 25 de abril de 1974, tendo participado em várias missões cívicas e defendido a construção de uma nova U. E. como uma outra ONU, baseado nos ideais cosmocratas, a criação de novas Instituições supranacionais, incluindo o uso do Esperanto, indispensáveis para a resolução dos problemas que, há anos, afligem a Humanidade e os outros reinos.

Esteve ligado ao Movimento Ecológico Português, criado em 1975, tendo sido o fundador do Núcleo do Crato, cuja base é uma visão panzoísta (palavra que embute o sentido de que a Vida – a Força Vital – se manifesta em toda a parte e existe em todos os seres).

O seu interesse pelos valores espirituais, pela música e pelas restantes artes, tal como pelos direitos humanos, levaram-no a produzir vários estudos que têm sido publicados em diversos jornais e revistas, tendo participado em diversos colóquios e realizado algumas palestras.

Consciente do valor da educação, na sua dimensão integral e libertadora, apresentou um trabalho no VII Encontro Nacional das Associações de Pais e Encarregados de Educação, em 1982, em Lisboa, e, em representação da Associação de Pais da Escola Preparatória do Bombarral, subordinado ao tema O sistema Escolar, a Família e o Futuro dos Jovens, em que defendeu a criação da disciplina Formação de Caráter, de acordo com ideais comenianos e heindelianos, tendo indicado o curso e as suas disciplinas de onde sairiam os futuros professores para lecionar.

Os seus diversos artigos publicados em vários jornais sobre o turismo conferiram-lhe, em 1987, o 1º Prêmio Fausto Figueiredo, no concurso promovido pela Junta de Turismo da Costa do Estoril. Obteve também, em 1990, um 1º Prêmio nos Jogos Florais do Ano Internacional de Alfabetização (prosa).

Tem colaborado em algumas dezenas de jornais e revistas nacionais e de outros países, não só como convidado especial, mas como colaborador, redator e diretor-adjunto ou em artigos de opinião.


 " Purifique o coração 
antes de permitir que o amor entre nele,
pois até o mais doce mel azeda em recipiente sujo."

 Pitágoras

" É justo que Deus, tão puro ,se revele
apenas aos que purificaram o seu coração."

Blaise Pascal

 " Quanto mais puro for o coração, 
mais perto estará de Deus."

Mahatma Gandhi

 "Em um vaso sujo
 não pode haver água pura e saldável,
nem pode uma lente manchada dar uma imagem nítida."

 Max Heindel
 http://cosmocraciarosacruciana.pt.vu/

 Fonte:
http://paxprofundis.org/livros/ddcddc/ddc.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!