Canto do Magníficat
J.S.Bach - Magnificat BWV 243 - 4min.
Marc-Antoine Carpentier
Magnificat à trois voix - 9min.
Chistoph Graupner - 1683-1760
Magníficat - ut 1722 - 14min.
Visitação de Maria a Isabel: um Magnificat pleno de alegria, fé e delicadeza
«Naqueles dias,
Maria pôs-se a caminho
e dirigiu-se apressadamente para a montanha,
em direcção a uma cidade de Judá.
Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,
o menino exultou-lhe no seio.
Isabel ficou cheia do Espírito Santo
e exclamou em alta voz:
«Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre.
Maria pôs-se a caminho
e dirigiu-se apressadamente para a montanha,
em direcção a uma cidade de Judá.
Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,
o menino exultou-lhe no seio.
Isabel ficou cheia do Espírito Santo
e exclamou em alta voz:
«Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre.
Donde me é dado
que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?
Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos
a voz da tua saudação,
o menino exultou de alegria no meu seio.
Bem-aventurada aquela que acreditou
no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito
da parte do Senhor».
Maria disse então:
«A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas,
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Jacopo Pontormo
Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência para sempre».
Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses
e depois regressou a sua casa.»
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência para sempre».
Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses
e depois regressou a sua casa.»
Lucas 1, 39-56
(Evangelho da Festa da Visitação de Nossa Senhora a Isabel, 31 de maio)
Na cena de Lucas 1,39-56, Maria escuta e reflete.
Quando a Mãe rompe o silêncio, vibra de emoção e canta ao seu Senhor.
As suas palavras, mais que um canto, são uma exaltação.
Tintoretto
Pelo Magnificat podemos deduzir que, como nos
grandes contemplativos, Deus desperta em Maria um júbilo indescritível.
Esse é um dado válido para confirmar a nossa convicção de que a Mãe
não só pertence à estirpe dos contemplativos, mas é a coroa e modelo de
todos eles.
Maria ficou cerca de três meses com Isabel (Lc 1,56).
De que falaram durante esses três meses? Qual foi o assunto central das
suas conversas?
Na minha opinião, o Magnificat, talvez também o Benedictus, refletem o fundo dessas conversas, e do intercâmbio das suas impressões.
Marx Reichlich
Falaram da consolação de Israel, das promessas feitas a
nossos pais, da misericórdia derramada de geração em geração, desde
Abraão até aos nossos dias, da exaltação dos pobres e da queda dos
poderosos.
Mais do que falar dos pobres, dos profetas e dos
eleitos, falaram principalmente do próprio Senhor, de Deus-Javé. Quando
alguém se sente intensamente amado pelo Pai, não consegue falar senão
sobre Ele. A Mãe, ao recordar como foi centro de todos os privilégios,
desde a imaculada conceição até à maternidade virginal, sentiria uma
comoção única, falando do seu Deus e Pai. Diz Resch:
«Jamais se poderia encontrar expressão mais alta de
sublimes sentimentos do que os que devem ter animado Maria naquele
momento.»
Ubaldo Gandolfi
Todas as emoções que aquelas duas mulheres excecionais sentiram e comunicaram estão refletidas no Magnificat, que não é outra coisa senão um desabafo espiritual, e um resumo das impressões e vivência das duas mulheres.
Deus, o próprio Deus, foi o fundo e o objeto das suas
emoções, das suas expansões e das suas expressões, durante esses três
meses em Ain Karim.
Todos os exegetas estão de acordo em que emerge, dos
sete primeiros capítulos, uma figura feminina de perfis muito
específicos: delicada, concentrada e silenciosa.
Por isso mesmo, Harnack achava «surpreendente» que
Maria rompesse o seu habitual silêncio e intimidade com um canto
exaltado. A isso responde Gechter, com uma explicação psicológica muito
plausível:
Rogier van der Weyden
«A sua profunda piedade viu-se envolvida pela grandeza
do que Deus tinha feito nela. Não se podia pedir mais que isso para
que o caráter silencioso da Virgem transbordasse com um ímpeto jubiloso
de palavras. Sendo essa uma ocasião excecional, não há nenhuma
contradição com o seu habitual recato e modéstia.»
Naturalmente, não foi apenas uma efusão espiritual,
uma comunicação fraterna. Foi mais do que isso. Houve também solicitude
e ajuda fraterna. Se o anjo diz a Maria que Isabel está no seu sexto
mês, e logo depois dessa comunicação Maria vai para a casa de Isabel, e
o Evangelho acrescenta que «Maria ficou cerca de três meses com
Isabel», podemos deduzir com toda a naturalidade que a Mãe ficou em Ain
Karim até depois do parto de Isabel.
Mariotto Albertinelli
Maria emerge como uma jovem delicada, com grande
sentido de serviço fraterno. É fácil imaginar a situação. Isabel está
em gravidez adiantada, com eventuais complicações biológicas devido à
idade avançada, e tornou-se meio inútil para os trabalhos domésticos.
Zacarias estava mudo, «ferido», psicologicamente. Certamente viviam os
dois sozinhos. A Mãe foi, para eles, uma bênção caída do céu.
Podemos imaginar Maria, como aparece sempre, atenta e
serviçal; podemos imaginá-la nas tarefas domésticas quotidianas:
comida, limpeza, lavar e costurar roupas, preparando tudo o que é
preciso para um bebé, ajudando Isabel nas suas delicadas tarefas
pré-natais, fazendo um pouco de enfermeira e um pouco de parteira – há
tarefas privativas do mundo feminino –, consolando Zacarias com a
misericórdia do Pai, preocupada, em qualquer momento, com os mil
particulares domésticos...
Foi a própria delicadeza em pessoa.
Vittore Carpaccio
Ignacio Larrañaga
In O silêncio de Maria - Conhecer de perto, amar melhor,
Constance Demby - Novus Magnificat - 15min.
Jan Dismas Zelenka - 1679-1745
Magnificat in D major ZWV 108 - 12min.
Giovanni Battista Sammartini - 1700-1775
Magnificat in B Major - 13min.
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http://www.snpcultura.org/visitacao_Maria_Isabel_magnificat.html
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